Sobre nós

O COCAAL é a forma como chamamos o Colóquio de Cinema e Arte da América Latina e sua primeira edição foi realizada no ano de 2013, sob o título de Colóquio Imagem e Exílio no Cinema da América Latina.

Inicialmente organizado pelo Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da UNIFESP (São Paulo), o encontro trouxe o tema do exílio e seus diferentes significados no cinema e nas artes, contando com a presença do pesquisador Ismail Xavier (ECA/USP), na conferência de abertura.

Tamanha foi a importância do evento, que no ano seguinte (2014) foi realizada mais uma edição com o tema Memória e Resistência. Pela primeira vez, foi aberta a oportunidade para a submissão de trabalhos através de 9 eixos temáticos. Um marco para a consolidação definitiva do COCAAL.

Após duas edições na cidade de São Paulo, o Colóquio experimentou uma fase de expansão para outros lugares.

Em 2015, já na sua terceira edição, o Colóquio foi realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), com o tema Relatos selvagens – tensões, disputas e desvios, e em 2016, chegou à sua primeira edição internacional ao realizar o evento na Cineteca Nacional de México (CNM/México). Alcance fruto de uma parceria com a Asociación Mexicana de Teoría y Análisis Cinematográfico (SEPANCINE).

Em 2017, ano que marca o retorno do evento para São Paulo, o tema abordado foi Estado crítico: América Latina Resistente com 14 eixos temáticos. Um recorde em submissão de trabalhos. No ano seguinte (2018), o Colóquio inova, mais uma vez, ao firmar parceria com o II Cocaf – Colóquio de Cinema de Autoria Feminina, fazendo eco ao tema Campos vadios, mitos minados.

Consolidando um ciclo de reflexões entre exílios, memórias, resistências, a edição mais recente do Colóquio, realizada em 2019, esteve dedicada a pensar um elo importante da produção artística: o público. Com o tema O público no cinema e na arte da América Latina (AL), o evento teve sede na Escola de Comunicação e Artes da USP testemunhando um número significativo de trabalhos e pesquisas em torno de produções artísticas e culturais provenientes de diferentes países da América Latina.